Vamos falar de power trio

“Não é um trio, é um triumvirato”. Assim começa a resenha da contracapa (antigamente os sons vinham com “capas”) de Money Jungle, com Duke Ellington no piano, Charles Mingus no baixo e Max Roach na bateria.

Capa do disco Money JungleO Duke já contava com 40 anos de carreira, assina todos os temas (divide “Caravan” com Tizol e Mills). Mingus, instrumentista consagrado, construindo seu espaço em outro triumvirato , o dos compositores (de novo Ellington mais Monk). Max levava a bateria à frente de qualquer time a bel-prazer, juntos pra levar a mística dos trios à estratosfera.

A filosofia do jazz dos anos 60 esgotou as possibilidades conceituais. O resto é explorar esses conceitos ou abusar da evolução dos Casios e Yamahas da vida. E tais conceitos são infinitos – quantas versões de Caravan são possíveis? O jazz é bacana por isso: o próprio pai da criança a vira de cabeça de pra baixo, descabelada e colorida, assim de improviso.
Segue Caravan, do Money Jungle (1962), ripada do vinil.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

por helil