Schadenfreude

Pois é, o mundo está acabando, alguns anos depois do muro de Berlim, cai a “Rua do Muro”. Os vitoriosos da Guerra Fria aparentemente definham à falta de inimigo.
Consigo achar quase nada sobre a horrorosa situação. A maioria atribui à ganância, enquanto alguns ecoam o oposto, uma rede de medrosos que dissolveu tanto os riscos, que quando caiu um, caiu todo o dominó.
A única, se é que há lição em todo esse “debacle” é que não existe ciência econômica. É assim que, por referência circular, não acredito que seja a pior crise econômica desde a Grande Depressão, como diz a maioria dos economistas. Também não acredito no exato contrário. Também não acredito em nada entre estes dois pólos.
O bom é o pitoresco. Quando da primeira recusa ao pacote econômico (aquele que era de US$700bi), todas as ações caíram ladeira abaixo. Todas, menos uma: Campbell Soup Co.. Prudência, dinheiro, o escambau! Só a canja de galinha é inofensiva em tempos malignos.
Enquanto a desgraça não se abate de vez do lado de baixo do Equador, fica o inconfessável Schadenfreude de não ter porra nenhuma em papéis quaisquer.